Sobre o Grupo SEMEAR

O Grupo SEMEAR – Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica – é um grupo sem fins lucrativos e organizado por alunos da Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos. O grupo conta com cerca de 60 membros, dentre eles, alunos de graduação, pós-graduação e professores. Tem por objetivo completar a formação acadêmica e profissional de seus membros, além de gerar e compartilhar o conhecimento com seus programas de ensino e extensão, desenvolvimento de projetos tecnológicos e participação em competições de robótica

Núcleos

Diferente de muitos grupos extracurriculares com um escopo de atuação único e bem definido, o Grupo SEMEAR é formado por três núcleos independentes com escopos diferentes, unidos e liderados por um núcleo de Gestão. Cada núcleo tem um(a) diretor(a), um time de gerentes, membros e projetos próprios. Esses núcleos fazem do SEMEAR um dos grupos com maior gama de atuação dentro da robótica, trabalhando com projetos de robôs autônomos e controlados, terrestres e aéreos, além de iniciativas com viés social e de extensão dentro da robótica.

Gestão

Núcleo responsável pela administração do grupo (financeiro, marketing e recursos humanos), relações externas (universidade, empresas e outros grupos) e direcionamento das atividades e projetos do grupo, além de conduzir toda a parte de extensão e interação com a sociedade.

Núcleo de Robótica Aérea

Núcleo que se destina ao desenvolvimento de robôs aéreos autônomos e controlados com a finalidade de se trabalhar com diferentes tecnologias da robótica aérea e participar de competições e desafios nessa área.

Robótica Móvel Autônoma

Núcleo responsável pelo desenvolvimento de robôs autônomos para competições de resolução de problemas reais do mundo, em escala. O núcleo trabalha com tecnologias em navegação robótica com ROS (Robot Operating System), mapeamento a laser de ambientes (SLAM), simulações de cenários do mundo real, aplicação de visão computacional na detecção de objetos e trajetórias e outros.

Robótica Móvel Controlada

Núcleo responsável pelo desenvolvimento de robôs rádio controlados, desde a idealização em softwares (CAD) até a manufatura das peças e montagem da estrutura eletromecânica. Nesta área, o grupo tem dois robôs de combate hobbyweight (5,5kg) e um time de robôs de hockey, participando de várias competições.

Áreas de Conhecimento

Dentro de cada núcleo nossos projetos envolvem diversas áreas da engenharia que contribuem com habilidades para a formação de nossos membros :

Eletrônica

◈ Desenvolvimento de PCB’s

◈ Simulação de circuitos

◈ Análise de sinais

◈ Manipulação de circuitos integrados, sensores e atuadores

◈ ...

Programação

◈ Visão Computacional (OpenCV)

◈ Aprendizado de máquina

◈Navegação Robótica com ROS (Robot Operating System)

◈ Simuladores de Robótica (V-REP, Gazebo)

◈ Programação de Arduino, Raspberry e outros

◈ ...

Mecânica

◈ Projetos em CAD 

◈ Processos de Fabricação Mecânica

◈ Softwares simuladores de esforços mecânicos

◈ Seleção de materiais baseado em propriedades

◈ ...

Gestão

◈ Gestão de projetos

◈ Gestão de pessoas

◈ Estratégias de marketing

◈ Planejamento financeiro

◈ ...

Visão & Valores

” Se tornar um grupo de excelência em engenharia e de referência nacional em robótica na graduação “
Prezamos por INOVAÇÃO, EXTENSÃO, GESTÃO EFICIENTE, COMPETÊNCIA TÉCNICA

Missão & Números

Temos como missão aplicar e expandir o conhecimento da graduação à partir do desenvolvimento de projetos inovadores em engenharia e robótica, promovendo o desenvolvimento individual e coletivo dos membros.

+ 0
alunos de graduação que passaram pelo grupo
+ 0
competições que atuamos
0
anos de existência
+ 0
robôs e projetos produzidos

Distribuição de membros atuais

Equipe Atena

Como parte de uma expansão de sua marca, o Grupo SEMEAR criou, em 2019, a identidade Equipe Atena para suas equipes de robótica nas competições. 

O nome e a coruja são uma homenagem à deusa grega da sabedoria, da inteligência, da guerra e da justiça, cuja correspondente na mitologia romana é a deusa Minerva, símbolo da nossa casa, a Escola de Engenharia de São Carlos da USP. 

Eventos

O RoboWeekend será um final de semana de atividades em robótica que acontecerá no campus da USP de São Carlos em abril de 2020.

O evento é uma iniciativa de grupos e laboratórios de robótica da USP de São Carlos e tem como objetivo o fortalecimento dos estudos e projetos em robótica no campus, bem como a aproximação da universidade com o setor privado e com a sociedade.