Portfólio

Com competência e apoio da Universidade de São Paulo, o SEMEAR desenvolve projetos tecnológicos para empresas, além de participar de competições nacionais e internacionais de robótica. Com destaque aos nossos parceiros, são também organizados grandes eventos no ambiente universitário. Sua empresa pode contratar nossa equipe, que está pronta para gerenciar e desenvolver seu projeto. Confira o portfólio de trabalhos já realizados e entre em contato para agendar uma reunião!

Nossos projetos

Com o intuito de ampliar o conhecimento em engenharia para além da sala de aula, o Grupo SEMEAR  é uma extracurricular que procura desenvolver desde diversas aplicações em robótica até mesmo projetos como desenvolvimento de uma impressora 3D. Buscamos oportunidades que integrem conhecimento de distintas áreas como Mecânica, Elétrica e Computação. Siga abaixo para conferir alguns de nossos projetos mais recentes.

Desafio Petrobras

Núcleo: Robótica Móvel Autônoma
O SEMEAR foi um dos dez grupos selecionados no país pela Petrobras e pela Robocup para participar da competição de robôs autônomos da Primeira Expo Robótica Petrobras. O desafio da competição foi programar um Robotino (robô da empresa Festo) para realizar a leitura de equipamentos de medida (válvula, painel e manômetro) em um cenário de plataforma de petróleo, de forma completamente autônoma. O SEMEAR desenvolveu um projeto envolvendo navegação em ROS, mapeamento SLAM com o laser Hokuyo e visão computacional com OpenCV, conseguindo a quarta colocação em uma competição muito acirrada.

Zera

Robô de combate da categoria Featherweight (13,6kg)

O atual projeto em desenvolvimento pelo Núcleo de Robótica Móvel Controlada do Grupo SEMEAR é o robô Zêra.

Incorporando todo o conhecimento obtido nas experiências previamente obtidas (desenvolvimento de outros robôs e competições), Zêra será o maior robô já construído pelo grupo. Com uma arma do tipo “tambor”, esse será um competidor agressivo e resistente, proporcionando lutas emocionantes para todos os que assistam.

Time Lambda

Time de robôs da categoria Hockey-Pro (6,8kg)

As partidas de hockey de robôs coloca dois times de três robôs para duelarem pelo maior saldo de gols.

Núcleo: Robótica Móvel Controlada

Velocidade e força são características fundamentais para superar os adversários e sair vitorioso em uma partida. Desse modo, o SEMEAR desenvolveu 4 robôs (3 titulares e 1 reserva) que buscam unir essas duas propriedades da melhor forma possível.

Com garantia de emoção em todas as partidas, o Time Lambda consolidou-se no cenário de Hockey-Pro e já obteve diversos resultados importantes.

Robô autônomo da categoria IEEE Open
(Desafio 2018-2019)

Núcleo: Robótica Móvel Autônoma

 Atendendo ao novo desafio proposto pela IEEE, o Grupo SEMEAR desenvolveu um robô autônomo (provido de navegação em ROS e visão computacional) para a administrar o fluxo de contêineres em um cenário de porto. Apesar de não ter atingido o pódio em 2018, as expectativas são altas para 2019 com as melhorias feitas no projeto.

McQueen

A cada dia que passa estamos mais próximos da realidade futurística dos carros autônomos. Tendo em vista essa demanda inevitável, o Grupo SEMEAR desenvolveu um projeto de carro autônomo em escala para participar da Robocar Race, a primeira competição de carros autônomos em escala do país. Trabalhando com o robô Helvis – desenvolvido para aplicações em agricultura de precisão pelo LabRoM (Laboratório de Robótica Móvel da EESC) – o grupo desenvolveu um algoritmo de reconhecimento da pista e planejamento de trajetória usando somente uma câmera. O projeto envolveu o extenso uso da biblioteca OpenCV para visão computacional e do sistema ROS (Robot Operating System) para integração e navegação. Devido a pouca competitividade do robô pela velocidade, o grupo não conseguiu o pódio na competição, mas o paper de descrição do projeto foi escolhido como o melhor pela organização do evento e será publicado pela revista Journal of Production and Automation

Núcleo: Robótica Móvel Autônoma

Juleska

Robô de combate da categoria Hobbyweight (5,44kg)

Núcleo: Robótica Móvel Controlada

Buscando um robô com maior poder destrutivo, Juleska possui uma arma giratória ativa. Sua primeira competição foi em 2017, com batalhas rápidas e estonteantes. Robôs arremessados ao ar e destruídos passaram a ser corriqueiros em batalhas desse robô, que passou a ser um incômodo enorme para os adversários.

Phantom

Robô de combate da categoria Hobbyweight (5,44kg)

  • Núcleo: Robótica Móvel Controlada

Phantom, o robô de rampa do núcleo de combate do SEMEAR, foi o pioneiro da categoria de combate do grupo. Considerando agressividade e dano como principais critérios para vencer uma luta, esse robô já obteve resultados importantes.

  • Histórico:  

Winter Challenge 14ª Edição (2018): 9º lugar
 Winter Challenge 13ª Edição (2017): 12º lugar
Winter Challenge 12ª Edição (2016): 4º lugar
Summer Challenge 3ª Edição (2015): 7º lugar

    •